16.png
LAPMOL

LIGA ACADÊMICA DE PATOLOGIA MOLECULAR

Praticamente um “crossover” da área da saúde, a Patologia Molecular é uma disciplina moderna dentro da Patologia, que se desenvolveu principalmente após o advento tecnológico da ciência no início do século XXI. ⠀De natureza multidisciplinar, compartilha bases teórico-práticas com a anatomia patológica e a patologia clínica, como também biologia molecular, bioquímica, proteômica e genética. Neste contexto, a Patologia Molecular foca principalmente nos aspectos sub-microscópicos para compreender os mecanismos celulares e moleculares relacionados com o processo patológico e nas ferramentas laboratoriais adequadas ao diagnóstico e ao estudo destas doenças. 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Pilares

Ensino

Discussões que evidenciam os mecanismos biológicos do câncer e de outras doenças, microscopia tumoral e as principais técnicas moleculares.

Pesquisa

O intuito é incentivar à participação em equipes de pesquisa e ao desenvolvimento de projetos que possam contribuir para o avanço científico.

Extensão

Vários projetos de extensão são idealizados para serem desenvolvidos durante o ano. Em 2019, podemos destacar o Universidade de Portas Abertas (UPA).

16.png

2020

O ANO DE 2020, A PANDEMIA E A LAPMOL

A pandemia do COVID-19 se iniciou no Brasil em 26 de fevereiro de 2020 e gerou drásticas consequências para o ensino nos meses subsequentes. Em 22 de maio, durante a Assembleia Geral no Diretório Acadêmico, foi decidido a volta das atividades das ligas acadêmicas de forma remota. Assim, as atividades da LAPMOL foram desenvolvidas para que pudéssemos difundir a Patologia Molecular de forma virtual e prática. Em virtude da situação pandêmica, a LAPMOL optou por focar na discussão do papel da Patologia Molecular no contexto do novo coronavírus Sars-Cov-2. Alunos externos à UNICAMP foram bem-vindos e estão participaram normalmente. 

12.png