Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas


LAPMOL
LIGA ACADÊMICA DE PATOLOGIA MOLECULAR
Praticamente um “crossover” da área da saúde, a Patologia Molecular é uma disciplina moderna dentro da Patologia, que se desenvolveu principalmente após o advento tecnológico da ciência no início do século XXI. ⠀De natureza multidisciplinar, compartilha bases teórico-práticas com a anatomia patológica e a patologia clínica, como também biologia molecular, bioquímica, proteômica e genética. Neste contexto, a Patologia Molecular foca principalmente nos aspectos sub-microscópicos para compreender os mecanismos celulares e moleculares relacionados com o processo patológico e nas ferramentas laboratoriais adequadas ao diagnóstico e ao estudo destas doenças.

Pilares

Ensino
Discussões que evidenciam os mecanismos biológicos do câncer e de outras doenças, microscopia tumoral e as principais técnicas moleculares.

Pesquisa
O intuito é incentivar à participação em equipes de pesquisa e ao desenvolvimento de projetos que possam contribuir para o avanço científico.

Extensão
Vários projetos de extensão são idealizados para serem desenvolvidos durante o ano. Em 2019, podemos destacar o Universidade de Portas Abertas (UPA).

2020
O ANO DE 2020, A PANDEMIA E A LAPMOL
A pandemia do COVID-19 se iniciou no Brasil em 26 de fevereiro de 2020 e gerou drásticas consequências para o ensino nos meses subsequentes. Em 22 de maio, durante a Assembleia Geral no Diretório Acadêmico, foi decidido a volta das atividades das ligas acadêmicas de forma remota. Assim, as atividades da LAPMOL foram desenvolvidas para que pudéssemos difundir a Patologia Molecular de forma virtual e prática. Em virtude da situação pandêmica, a LAPMOL optou por focar na discussão do papel da Patologia Molecular no contexto do novo coronavírus Sars-Cov-2. Alunos externos à UNICAMP foram bem-vindos e estão participaram normalmente.
