Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Anatomia Patológica

R. Vital Brasil, 251 - Cidade Universitária

Campinas - SP

(19) 3521-7713

©2019 by Laboratório de Patologia Molecular | FCM - UNICAMP. Proudly created with Wix.com. Desenvolvido por Fernanda Viviane Mariano e João Figueira Scarini.

            O Departamento de Anatomia Patológica (DAP), um dos dezessete departamentos da FCM – UNICAMP foi fundado pelo Prof. Dr. José Lopes de Faria em 1965. O Departamento conta hoje com 8 docentes, cada um respondendo por um setor do conhecimento e conduzindo linhas de pesquisa relevantes nas suas áreas de atuação, além de um corpo de médicos assistentes. O DAP se responsabiliza pelos cursos de Anatomia Patológica para os alunos de Medicina, Enfermagem e Farmácia, ministrados pela FCM – UNICAMP, de forma integrada com outros Departamentos. Administra também diversas disciplinas de pós-graduação e um programa de Residência Médica na especialidade formando novos especialistas em Patologia Diagnóstica. Além das técnicas tradicionais, o DAP conta com métodos histoquímicos, imunoistoquímicos, imunofluorescência e microscopia eletrônica, que tem permitido a consolidação de várias linhas de pesquisas, das quais se originaram um número significativo de teses (mestrado e doutorado) e de publicações em periódicos internacionais. No entanto, com o advento dos métodos moleculares se fez necessário a implantação do Laboratório de Patologia Molecular (LAPMOL) no DAP, permitindo ampliar e aprimorar suas linhas de pesquisa.
            A consolidação do LAPMOL se deu graças a contemplação pela Profa. Dra. Fernanda Viviane Mariano de um Auxílio Jovem Pesquisador da FAPESP. Hoje nosso espaço é dedicado as pesquisas do nosso Departamento assim como colaborações com outras Áreas e Instituições.
            CAPÍTULO MMXVIII / DAS POSITIVAS
 
...Este capítulo é todo de positivas. Ela alcançou a celebridade da profissão, foi professora, pesquisadora, conheceu o amor no ato de diagnosticar. Verdade é que, ao lado desses acertos, coube a boa fortuna de comprar o pão com o suor do seu rosto. Mais; não padeceu aos obstáculos, nem a injustiça dos outros. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra... E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do magistério, se
achou com um pequeno saldo, que é a derradeira positiva deste capítulo de positivas: — Teve alunos, transmitiu a várias criaturas o legado da nossa miséria...

 
Adaptado do último capítulo (“Das Negativas”) de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880), Machado de Assis, em homenagem a querida Dra. Albina Messias Altemani, que dá nome a este laboratório.
Adaptado por João Scarini.
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now